As histórias do Batman de que mais gostamos são aquelas em que ele realmente se apega ao apelido “World’s Greatest Detective” ( Maior detetive do Mundo) usando cérebros em vez de músculos para descobrir casos intrigantes. Então vamos revisitar algumas das melhores histórias de mistério de Batman.
10 – SEGREDOS DE SANGUE: O Detective Comics Annual de 1989 tem uma história fascinante de Bruce Wayne antes de vestir o capuz, quando ainda estava aprendendo as habilidades que o serviriam em sua interminável batalha contra o crime. Em “Blood Secrets”, um jovem Bruce conhece um detetive idoso chamado Harvey Harris e a dupla decide investigar uma série de assassinatos de cidade pequena que eventualmente são ligados a um grupo de supremacia branca e a uma criança inter-racista calada. É uma história tensa e inteligente que coloca a mente dedutiva de Wayne no centro do palco apesar de ter poucas aparições de seu alter ego.
09 – O LONGO DIA DAS BRUXAS: A equipe de Jeph Loeb e Tim Sale tem um histórico impecável, quando eles assumem um livro, você sabe que algo especial está prestes a acontecer. Então, em 1996, “The Long Halloween” , não deveria surpreendê-lo por terem produzido um dos contos modernos mais duradouros de Batman. Quando um executor da família do crime Falcone é morto no Halloween, ele inicia uma saga de um ano no início da carreira do Cavaleiro das Trevas. O misterioso assassino conhecido como Holiday está pegando o Mob um por um, um mês de cada vez, e Batman se esforça para descobrir sua verdadeira identidade enquanto enfrenta vilões familiares e novos rostos.
08 – GRITOS DA NOITE: Escrito por Archie Goodwin, editor de longa data de Bat, “Night Cries” é uma fatia sólida do Batman de rua que merece ser lido. Quando Jim Gordon e Batman trabalham uma série de assassinatos, eles começam a ver uma correlação obscura entre as vítimas e um grupo de crianças abusadas. As coisas ficam ainda mais complicadas quando a cidade começa a pensar que o próprio Batman está estabelecendo uma justiça vigilante sobre os agressores. Este é um tópico que é muito fácil errar, mas Goodwin e o artista Scott Hampton pregam cada nota, criando uma joia escondida da história do Bat.
07 – CIDADE DO CRIME: Escrito por David Lapham, “Cidade do Crime”, que foi coletado em uma brochura de comércio autônomo , é uma grande turnê através de alguns dos métodos mais eficazes de investigação de Bruce Wayne. Quando uma menina é raptada, Batman trabalha em uma conspiração massiva que atravessa as salas de poder de Gotham. Um dos aspectos mais atraentes da história é quando Bruce Wayne se disfarça de operário manual em um bairro da classe trabalhadora, duramente atingido pelo crime, mostrando como Bruce Wayne é um mestre de disfarçar e extrair informações das pessoas ao seu redor.
06 – SHAMAM: Percorrendo as cinco primeiras edições de Lendas do Cavaleiro das Trevas, “Shaman” é um conto fascinante que leva Batman para fora de sua zona de conforto de várias maneiras, enquanto ele tenta chegar ao fundo de um grupo de cultistas do deus Chubala vindo para sua cidade por uma onda de assassinatos. A verdade está em seu passado pré-Batman, quando ele fez uma viagem ao Alasca para estudar com um dos melhores rastreadores do mundo. Densas, envolvidas e dramáticas, este é um ótimo exemplo de Batman trazendo todas as suas ferramentas mentais e físicas para suportar um quebra-cabeça complexo com algumas dimensões éticas fascinantes.
05 – CIDADE QUEBRADA: O problema com o combate ao crime em Gotham é que há tantas forças nefastas manobrando para o controle que é muito fácil ser atravessado. Enquanto Batman investiga o assassinato de uma mulher por Killer Croc, ele se depara com outra tragédia: uma criança deixada órfã por um beco muito semelhante ao que tirou a vida de seus próprios pais. Porque ele é o Batman, ele fica obcecado por ambos, e o desfecho dessas duas linhas de enredo acaba não sendo o que qualquer um poderia esperar. É uma história divertida e de ritmo acelerado que faz Batman superar os limites de suas habilidades.
04 – LUTO PERPÉTUO: Das páginas da peculiar série multi-criadora Batman: Black & White, “Perpetual Mourning”, de Ted McKeever, vê o Cavaleiro das Trevas nas minúcias mais profundas do trabalho, conduzindo uma autópsia em uma mulher morta por um assaltante. Enquanto ele examina seu corpo, catalogando suas feridas, ele recria os últimos momentos de sua vida e descobre as diferentes evidências que ele precisa para encontrar sua identidade e caçar seu assassino. É uma história curta, mas faz um dos melhores trabalhos que vimos ao trazer o processo interno do Batman à superfície.
03 – FEITO DE MADEIRA: Algumas de nossas histórias favoritas de Batman são aquelas em que personagens do Universo DC mais vasto acham seu caminho para Gotham e têm que lidar com a forma como as coisas estão lá. Escrito por Ed Brubaker, o enredo de três partes “Made Of Wood” da detetive Comics, convidado estrelas Alan Scott, o Golden Age Lanterna Verde. Antes de Bruce Wayne, Scott era o protetor de Gotham, mas um caso que sempre o impediu foi um serial killer que nunca foi pego. Agora, 40 anos depois, Alan volta para a cidade quando um novo assassino adotou o antigo motivo para fins misteriosos.
02 – O ESPELHO PRETO: O período de tempo em que Dick Grayson assumiu o capuz enquanto Bruce Wayne se perdeu no tempo (não pergunte) deu uma das histórias mais fortes de Batman em anos , e esse é um ótimo exemplo. Como Dick trabalha para se estabelecer em Gotham, ele vem contra um reflexo distorcido de si mesmo – James Gordon Jr, filho do comissário que se tornou um sociopata sem remorso. Ele desenvolve um grande plano de vingança que faz Dick esforçar-se por investigar cada osso do seu corpo, mas a previsão e o raciocínio levam-no à solução e à eventual captura de James.
01 – GÓTICO: Uma década ou mais antes da DC dar a Grant Morrison as rédeas da franquia principal de Batman, eles permitiram que ele escrevesse uma história em Lendas do Cavaleiro das Trevas, que serviria de base para muitas de suas teorias mais esotéricas sobre a história de Gotham City. “Gothic” apresenta um assassino chamado Mr. Whisper que está atacando os chefes da máfia da cidade. Sem outro recurso, eles procuram ajuda de Batman e o detetive Darknight descobre que o culpado é uma figura de seu próprio passado, assim como o passado da cidade. É uma combinação tensa e convincente do nível da rua e do sobrenatural que ainda se mantém até hoje.
Compre “Detective Comics #1000” na Comixology, ja disponível.
Comentários post