Alex Kipman criador da Microsoft HoloLens e Kinect, está sempre entusiasmado com o futuro da computação. Quando ele está dentro de uma sala de conferências com tema de Minecraft, no campus da Microsoft em Redmond, Washington, com uma pilha de Legos na mesa ao lado dele. Lego é a analogia perfeita para o Minecraft. Por uma década, tem sido um jogo que milhões usam para construir suas próprias criações a partir de blocos virtuais de materiais. Os funcionários da Minecraft usam blocos da Lego para construir prédios em miniatura durante as reuniões, mas nos últimos 12 meses, eles se aventuraram do lado de fora para testar secretamente uma nova maneira de jogar Minecraft.
No mesmo prédio onde a Microsoft está criando o próximo Halo , uma equipe de engenheiros e designers de jogos sonha com o futuro do Minecraft em telefones celulares com a ajuda da equipe da HoloLens. O Minecraft Earth é um novo jogo free-to-play para iOS e Android que é surpreendentemente ambicioso para a Microsoft. Já vimos hologramas através do headset HoloLens da Microsoft, mas a empresa agora quer levar essa tecnologia a uma escala muito mais ampla com a ajuda do Minecraft Earth .
Pokémon Go viu 20 milhões de pessoas procurando por pokémons nas ruas de todo o mundo em 2016, graças à realidade aumentada. O Minecraft tem 91 milhões de jogadores ativos, e agora a Microsoft quer levar o conceito Pokémon Go um grande passo à frente, permitindo que os jogadores do Minecraft criem e compartilhem o que eles fizeram no jogo com amigos no mundo real, longe das telas de TV e monitores.
O Minecraft Earth propõe-se a romper completamente o dogma que viveu conosco desde o início: a ideia de uma única pessoa que possui um único dispositivo para criar uma única experiência”, diz Kipman. “Com o Minecraft Earth , não é mais o caso. O conteúdo está no mundo real.
Imagine-se sentado em casa e construindo algo em seu telefone e, em seguida, colocando-o em seu parque local para que todos os seus amigos possam vê-lo juntos no mesmo local exato. O Minecraft Earth pretende transformar os jogos de RA de uma experiência para uma pessoa em um mundo virtual que vive e respira, compartilhado por todos. Se a Microsoft for bem-sucedida, você poderá entrar em um shopping e apontar a câmera do seu celular para uma aventura no McDonalds Minecraft enquanto come um Big Mac ou vê suas próprias estruturas gigantes ao lado de prédios reais.
Assim como o Pokémon Go , você precisará se aventurar no mundo real para coletar coisas. Em vez de pokéstops, o Minecraft Earth possui “tapables” que são colocados aleatoriamente no mundo ao seu redor. Há sempre dois nas proximidades, e você pode andar para conseguir mais. Elas são projetadas para oferecer pequenas recompensas que permitem construir coisas, e você vai querer coletar o máximo delas para obter recursos e itens para construir vastas estruturas no modo de construção.
Esses mapas, baseados no OpenStreetMap , permitiram que a Microsoft começasse a descobrir onde colocar as aventuras do Minecraft no mundo. Essas aventuras surgem dinamicamente no mapa e são projetadas para várias pessoas se envolverem. É onde o Minecraft Earth começa a ficar interessante e além de qualquer coisa que eu já joguei em outros jogos de AR, como o Pokémon Go .
A parte fascinante das aventuras é que você pode estar lado a lado com os amigos, todos experimentando o mesmo jogo exatamente no mesmo local de uma calçada ou em um parque ao mesmo tempo. A Microsoft está fazendo uma impressionante mágica computacional nos bastidores (mais sobre isso depois) para que, quando você joga uma aventura, ela esteja em um local preciso, além das coordenadas regulares do GPS, para que todos estejam experimentando a mesma coisa. Você pode lutar contra monstros, quebrar estruturas de recursos juntos e até ficar na frente de um amigo para impedi-los de matar fisicamente uma ovelha virtual.
Todos os blocos que são coletados durante uma aventura são compartilhados com outros jogadores, então não há batalhas entre jogadores para matar uns aos outros e roubar materiais. Você ainda verá as ferramentas que os outros jogadores têm nas mãos na tela do telefone, junto com o nome de usuário. A idéia é que você essencialmente se torne seu telefone no Minecraft Earth, e sua câmera é uma lente para esse mundo virtual.
A Microsoft agora tem meses de trabalho pela frente para preparar o Minecraft Earth . Como os milhões de pessoas jogando Minecraft agora, a Microsoft ainda tem muito trabalho para trazer hologramas para o mundo real.
Ainda não há informações sobre lançamento de versões “Beta” para testes, mais tudo indica que isso não está longe de acontecer.
Comentários post