O Google pode ter roubado o programa na Game Developer Conference deste ano com a revelação de jogos em nuvem da Stadia, mas a Microsoft está trabalhando duro em seu próprio serviço, o xCloud, que esta sendo testado agora.
Em uma sessão de desenvolvimento do GDC ontem, representantes da Microsoft da equipe do xCloud nos deram um pouco mais de detalhes sobre como os jogos projetados para consoles do Xbox serão traduzidos para dispositivos móveis, onde os jogadores podem estar acostumados com joysticks Bluetooth ou controles de toque na tela.
O xCloud, como o Stadia, foi projetado para ser um serviço de jogos em nuvem que transmitirá experiências de alta qualidade, de console e PC para qualquer tela. A Microsoft está começando com sua biblioteca de jogos Xbox, com foco em títulos de primeira linha, como o Forza Horizon 4.
É claro que transmitir um jogo projetado para ser jogado em um controlador para um dispositivo móvel, onde os usuários podem estar sem um controlador Bluetooth e usar controles de toque, apresentará um desafio. De acordo com Gus Apostol, gerente de programa principal trabalhando no xCloud, a maneira que funcionará sem exigir que os desenvolvedores reestruturem completamente seus jogos é através de um conjunto de ferramentas de desenvolvedor específicas do xCloud, incluindo a ferramenta Touch Adaptation Kit e as APIs de cloud computing da Microsoft.
O Touch Adaptation Kit será uma forma de os desenvolvedores aplicarem facilmente controles de tela sensível ao toque em um jogo projetado para ser jogado com um controlador ou mouse e teclado.
Quanto às APIs que reconhecem a nuvem, a Microsoft diz que está desenvolvendo-as especialmente para aproveitar como os usuários do xCloud podem jogar um jogo em dispositivos móveis.
Apostol não disse nada sobre quando o serviço deve chegar ou mesmo quando ele pode estar aberto a beta testers.
Comentários post